terça-feira, agosto 31, 2004

A Etiqueta na Internet ou simplesmente Netiqueta

Em termos sociais a Internet é ao mesmo tempo um paradoxo e um ambiente de múltiplas sociedades paralelas, com os seus próprios vícios e virtudes.
Se por um lado é um meio privilegiado para aproximar as pessoas, também é certo que as afasta e, independentemente da sua utilização - feramenta de trabalho veículo de comunicação ou simplesmente lazer - altera obviamente a sua vivência.
Na Internet, as pessoas estão amiudadamente encobertas por endereços e nicknames, esse anonimato - sem rosto - permite a sua total desinibição.

Mas, existem regras de etiqueta, tantas vezes esquecidas, que é de toda a conveniência seguir, como refere um minicurso de etiqueta na Internet: «porque atrás de uma máquina existe uma pessoa» [1]

Decerto muitos de nós já tiveram experiências menos positivas a tal respeito e sem pretender aplicar nenhuma moral, deixava aqui a seguinte nota de rodapé: o respeito, boa educação e gentileza são os requisitos em qualquer situação de interacção pessoal e o ambiente virtual, não deveria ser excepção…

[1] In "Etiqueta na Internet" Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da USP

sexta-feira, agosto 27, 2004

Teste I

Hoje acordei com a intenção de efectuar o registo do meu blogue "Mosaico de Cores", para começar a testar algumas ideias da sua futura forma.
Sentei-me e comecei a faina, após todo o procedimento de inscrição e escolha de um “Template”, se bem que provisório, porque carece de alterações, resolvi fazer este primeiro artigo. Aqui vai!.