segunda-feira, janeiro 17, 2005

Ser jovem



Como já tinha dito, quando estava a dar o pontapé de saída do artigo sobre as famosas leis de Parkinson, vieram-me à ideia muitas situações nas nossas vidas, em que as leis se encaixavam por completo.
Assim, perdoe-me o Parkinson, estabeleci com base na primeira lei o seguinte princípio:

"O jovem expande-se de forma a preencher todo o saber e responsabilidade que tornamos disponível para a sua realização "

Se pedirmos pouco aos jovens, em termos de responsabilidade e de saber, decerto que o seu crescimento, em termos de maturidade não será deveras significativo.
Mas se tornarmos disponível a responsabilidade e o saber, estou certo que os nossos jovens nos surpreenderão.
Ou seja, temos que lhe pedir trabalho, conhecimento e responsabilidade hoje, se pretendemos que os nossos jovens sejam cidadãos responsáveis amanhã.
Os jovens precisam que lhes seja dada a oportunidade de fazerem "história" e de compartilhá-la na sociedade, mais, necessitam de saber que confiamos neles incondicionalmente para a fazer, com tudo de bom ou de mau, que um processo de aprendizagem acarreta...

Bem-haja o Parkinson!

1 Mosaicos:

Afixado por: Anonymous Anónimo

Os jovens são seres incríveis, se realmente confiarmos neles e lhes dermos oportunidades de decisão. Temos é que estar atentos, sem eles se aperceberem disso. E nos dias de hoje eles têm oportunidades de conhecimento que pelo menos eu, não tive no passado. Devemos confiar na juventude e saber valoriza-los e não remetermos às instituições a sua educação, como fazem muitos pais. Depois queixam-se que os filhos não os entendem e compreendem.

Maryjo
em www.pianinhodosapo.blogs.sapo.pt

9:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Voltar ao Mosaico de Cores

Alojamento Web Grátis