quarta-feira, junho 08, 2005

Maratona versus corrida de cavalos



Para mim a vida é uma maratona mas, não é, ou não deveria ser, uma corrida de cavalos.
Numa corrida de cavalos apenas os três primeiros ganhadores da corrida contam, todos os restantes são perdedores.
Numa maratona todos os corredores que acabam a corrida são vencedores, independentemente do lugar em que ficaram ao terem cortado a meta e, todos nós, temos a obrigação moral e intelectual de aplaudir o seu esforço.
Na maratona é claro que uns correm mais depressa e alguns conseguem manter-se no bloco da frente, todavia, muitos correm contra eles próprios, procurando melhorar os seus padrões de desempenho.
Escolheremos ou não a corrida que queremos participar, o passo com que vamos pogredindo, procurando, na maioria das vezes, sermos melhores.
Alguns exames tornam a educação numa corrida de cavalos e não numa maratona, ou seja, num local de escolha e não num processo de aperfeiçoamento, pese embora, a necessidade do meu país por pessoas mais habilitadas.
Mais, a escola prepara-nos para enfrentarmos problemas específicos, mas, a maioria dos problemas com os quais temos de lidar são de natureza ilimitada.
Por outro lado, estamos quase sempre sozinhos no jogo da aprendizagem, na universidade – como na corrida de cavalos - mas obviamente que o mesmo não se passa ao nível do trabalho que requer uma forte cooperação, de um elevado número de pessoas ( e não dos três primeiros a cortar a meta).
Cedo me apercebi que como fazer amigos e conquistar pessoas é uma disciplina que não consta da maioria dos cursos, tão necessário para que possamos todos cortar a meta e sermos vencedores na corrida da maratona.