segunda-feira, novembro 10, 2008

Projecto Rua Java

Lacei-me, noutro desafio, desta vez não é um blog, mas um portal, portanto mais complexo, designado por Rua Java, www.ruajava.com.
O principal objectivo do portal é ser um espaço privilegiado, uma rua, de encontro de pessoas, que se interessam por programação de computadores, sejam experientes ou simplesmente curiosos e que possam, através desse meio, trocar ideias, dúvidas, partilhando entre si, saberes.
O portal já dispõe de fórum, alguns artigos, novidades e tutoriais, sendo os serviços completamente grátis para o utilizador, lá poderá inscrever a sua própria página pessoal ou blog.
Pode aproveitar o espaço para enviar os seus artigos ou apenas para retirar as suas dúvidas e, se não for especialista, começar a aprender programação, nunca é tarde, basta apenas um pouco de tempo.
Acredite, actualmente a programação encontra-se mais facilitada, face ao desenvolvimento de produtos, que são realmente fantásticos. Se for uma pessoa já com conhecimentos de programação, também vale a pena, porque os seus artigos terão visibilidade e poderá, se assim o entender, apoiar as pessoas no fórum.

Venha conhecer este novo espaço de partilha!

segunda-feira, novembro 03, 2008

O meu jaspe

Já algum tempo que a questão da empatia me fascina.
Descobri que a empatia é a pedra de toque do meu trabalho, o meu mineral raro, o meu jaspe, o que implica que quando não está presente tudo perde importância.
Assim, resolvi adquirir um conhecimento tão profundo quanto possível, numa procura incessante, sobre o quer esta “simples” palavra encerra, de modo a poder utilizar os seus conceitos, frequentemente na minha vida, profissional e não só.
Nesta conformidade, tenho efectuado uma aprendizagem importante do seu significado, da sua grandeza, tentando colocá-la ao serviço dos meus interlocutores, sempre que estou a trabalhar na minha nova profissão, sempre que estou a construir relacionamentos.
Compreendi que numa profissão, seja ela qual for, não basta saber fazer, não basta colocar os conhecimentos técnicos, também, sejam eles quais forem, ao serviço do nosso cliente, pessoa, empresa, se não soubermos em cada momento, utilizar empatia nos nossos relacionamentos.
Quando se vê, fala e, se escuta com o coração tudo fica mais fácil, qual auto-estrada da compreensão, de múltiplas vias, sem tráfego, sem semáforos ou constrangimentos, o fluxo da comunicação torna-se então importante e raro, podendo ser matizado numa multiplicidade de cores, semelhante às pedras raras, o que me fascina, pela sua simplicidade e beleza. Tal como o meu fascínio pelo jaspe.