terça-feira, março 15, 2005

Planear uma arte difícil



Planear é uma arte difícil!
Tendo em conta os avanços da tecnologia, (estou a pensar nos imensos programas de planeamento), parece à partida uma tarefa fácil.
Por muito que nos custe e quer queiramos ou não, as novas tecnologias influenciam a mudança, mas não geram necessariamente a melhoria dos comportamentos humanos e planear, exige capacidade e envolvimento de pessoas e não somente um programa de planeamento, daí o paradoxo. Portanto, continuo a afirmar que planear é uma arte difícil.
Planear pode ser definido como a capacidade demonstrada por aqueles que avaliam objectivamente os principais desenvolvimentos de uma situação num quadro de diferentes perspectivas. Seleccionam uma abordagem viável de uma série de alternativas. Definem, de forma realista, projectos, contingências e os recursos correspondentes e estabelecem medidas adequadas aos resultados a atingir.
De acordo coma minha experiência, muito poucos são os projectos, em que existe um planeamento efectivo e em que os colaboradores conhecem razoavelmente o seu "papel", no entanto, o planeamento é uma das actividades vitais para qualquer empresa, porque só assim é possível antecipar as necessidades e identificar os problemas, mas, tantas vezes, o plano é relegado para segundo "plano".
Para que o planeamento seja eficaz deve obedecer a um conjunto de regras: ser alargado, colar a estratégia às tácticas que a suportam, formalizá-lo e, já agora, não esquecer as pessoas, ou seja, mobilizar todos os que forem afectados e explicar, explicar, explicar, como é que cada colaborador se encaixa no plano.
Alojamento Web Grátis