segunda-feira, janeiro 31, 2005

Dilbert versus Peter



O Princípio de Peter (Laurence J. Peter) – apresentado no livro "Todo Mundo é Incompetente, Inclusive Você" – afirma que as pessoas são promovidas até alcançarem o seu nível de incompetência. Se o leitor não se considera incompetente, não desespere, é porque ainda não ascendeu a nenhum cargo suficientemente importante.

Este princípio pode-se resumir-se da seguinte forma: um empregado ascende na carreira até ao nível máximo de competência, até ser promovido a uma posição onde é incompetente, ficando por aí. Dessa forma, ao longo do tempo todas as posições seriam ocupadas por gente incompetente.

Mas, mais terrível que o Princípio de Peter é o Princípio de Dilbert.

De acordo com o Princípio de Dilbert (de Scott Adams), a incompetência é justamente o "impulsor" da ascensão na carreira das pessoas, para as afastar o mais possível de quem "efectivamente" produz – as pessoas realmente habilitadas, são necessárias a fazer o que fazem, pelo que não são promovidas com tanta facilidade.

Pelo Princípio de Dilbert, virá a ser necessária menos inteligência nos gestores do que nos subordinados, prevejo, por este facto, que os profissionais qualificados não suportem vir a ser geridos por idiotas.

Assim, os profissionais qualificados de hoje, serão profissionais por conta própria amanhã, trocarão, o gabinete por escritórios e o seu chefe por clientes, aliás, tal como sucedeu, ao próprio Scott Adams...


1 Mosaicos:

Afixado por: Blogger Isa Maria

Não conhecia estes princípios mas são fenomenais, porque na vida real assiste-se a isso mesmo. No meu serviço passam-se casos tal e qual aquilo que escreves: só os incompetentes ascendem a chefes. Quem é inteligente, não é reconhecido. Parabéns pelo que escrveste.

9:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Voltar ao Mosaico de Cores

Alojamento Web Grátis